O diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral, participou, nesta quinta-feira, 03, de reunião com o coordenador do PRO Piauí, o secretário de Fazenda Rafael Fonteles, e os prefeitos eleitos Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade (Caridade); Reginaldo Rodrigues, o Molão (Acauã); Ana Lina (Murici dos Portelas); Nestor Elvas (Bom Jesus) e Alemão (Parnaguá). Na ocasião, eles trataram sobre obras e investimentos através do Pro Piauí, o programa de desenvolvimento econômico e social do estado.
Leonardo Sobral destacou a importância da reunião com os novos gestores e ressaltou o papel do Pro Piauí na alocação de recursos para obras. “A retomada do crescimento econômico do Estado passa também pelos investimentos em obras públicas que, além de um bem-social, movimentam a economia nos municípios, gerando emprego e renda. É importante, portanto, ouvir seus representantes e conhecer a realidade e os anseios da população para que os investimentos cheguem e beneficiem, principalmente, a quem mais precisa”, diz Leonardo Sobral.
Ele ressalta que o IDEPI é um dos órgãos estaduais com maior presença no interior do Piauí, fato que se deve à execução de obras de infra-estrutura, sejam elas de pequeno, médio e grande porte, como é o caso de barragens, rodovias e adutoras. Daí, explica, a presença do órgão na reunião.
O Pro Piauí é, atualmente, o maior programa de investimentos do governo e tem como áreas prioritárias de atuação, a saúde, educação, segurança, infraestrutura e mobilidade. Segundo o secretário de fazenda, Rafael Fonteles, a previsão de investimentos do Programa nestas áreas é da ordem de R$ 6 bilhões.
“Os municípios são de extrema importância, pois estão na ponta. É importante nessa fase tanto a injeção de liquidez na economia como a retomada das obras, por meio do Pró Piauí, contribuindo para gerar emprego e renda no Estado”, diz Rafael Fonteles.