O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) retomou as obras da estrada que liga Avelino Lopes à divisa com a Bahia. A rodovia com pavimentação asfáltica vai melhorar a mobilidade e possibilitará também uma maior integração e ampliação das relações comerciais entre os municípios próximos. Além disso, também facilitará o escoamento da produção agrícola, fortalecendo o desenvolvimento econômico dos dois estados.
Do lado do Piauí, por exemplo, além de Avelino Lopes, também ganharão com o empreendimento, diversos municípios circunvizinhos a São Raimundo Nonato e Caracol. Já do lado da Bahia, além de Buritirana, também serão diretamente impactadas com as obras, as cidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado.
“Vamos aproximar ainda mais o extremo sul do Piauí com o oeste da Bahia, beneficiando a população dessas regiões com investimentos em mobilidade e acessibilidade, fortalecimento da agricultura e escoamento da produção, incentivo às relações comerciais, turismo, desenvolvimento econômico, dentre outras inúmeras oportunidades que surgirão com a construção dessa estrada”, destaca o diretor-geral do IDEPI, Leonardo Sobral.
A rodovia tem extensão de 25,14km. Os recursos, de mais de R$ 10 milhões, são oriundos do Tesouro com a contrapartida do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela CAIXA em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia.