A Secretaria de governo do Estado (SEGOV), Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e Secretaria da Administração e Previdência (SEADPrev) baixaram portaria conjunta determinando a retomada organizada dos servidores da Administração Pública do Poder Executivo Estadual ao trabalho presencial para a próxima segunda-feira, 10. O retorno será feito em sistema de rodízio, no quantitativo de 30% da força de trabalho, com reavaliação no dia 31 de agosto de 2020.
A portaria estabelece ainda que os servidores que não estejam em rodízio presencial poderão ser convocados a qualquer tempo, segundo as necessidades do serviço. Também destaca que os setores essenciais para o efetivo funcionamento do órgão devem permanecer com o mínimo necessário para o seu real funcionamento.
Os servidores pertencentes a qualquer grupo de risco poderão continuar dispensados de suas atividades presenciais, porém, deverão exercer suas atividades em regime de trabalho remoto. São eles: idosos (acima de 60 anos), hipertensos, cardiopatas, diabéticos, em tratamentos oncológicos, pessoas submetidas a intervenções cirúrgicas ou tratamento de saúde que provoque diminuição da imunidade.
Importante destacar que todas as medidas de contenção para disseminação do Coronavírus deverão ser obedecidas, dentre elas, a obrigatoriedade do uso da máscara facial dentro do ambiente de trabalho e onde houver circulação de pessoas, o uso do álcool em gel, a distância mínima de 2 metros entre as pessoas, higienização pessoal e do ambiente de trabalho, e a adoção de novos hábitos pessoais, como evitar levar as mãos à boca, nariz e olhos.