O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Leonardo Sobral, foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda do Estado que homenageia homens e mulheres, personalidades ilustres, cujo trabalho e ações engrandecem e contribuem para o desenvolvimento do Estado. A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 19, Dia do Piauí, e ocorreu, simultaneamente, em Teresina, no Theatro 4 de Setembro; e em Parnaíba, no Porto das Barcas, sendo transmitida ao vivo por meio das redes sociais do governo do estado.
Leonardo Sobral foi condecorado com o grau Comendador. O gestor é advogado, especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com atuação na área do Direito Público. Ingressou na carreira pública aos 26 anos quando assumiu a Diretoria de Planejamento da Secretaria de Saúde de Teresina de 2016 a 2017. Logo em seguida foi convidado pelo governo do Estado para ser Coordenador do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), onde permaneceu de 2017 a 2019.
Desde 2019 Sobral está à frente do IDEPI, órgão que tem como principal objetivo atuar em obras estruturantes e de fomento à pesquisa mineral para o desenvolvimento do estado do Piauí.
Ao todo foram 31 homenageados com a Medalha do Mérito Renascença. A honraria é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.